American Corner (AC) da FLUP
O AC da FLUP, integrado num programa de ação diplomática gizado pelo Departamento de Estado Norte – Americano, faz parte de um vasto conjunto de American Spaces espalhados pelo Mundo.
No dia 18 de janeiro de 2011, teve lugar, na Biblioteca da FLUP, a cerimónia de assinatura de um protocolo celebrado entre a Embaixada dos EUA e a FLUP. Passou, assim, a existir o segundo American Corner em Portugal.
Desde então, outros ACs foram sendo criados no nosso país. Hoje, são seis. No continente há cinco: no Porto, o AC está na Biblioteca da FLUP; em Aveiro, encontra-se nos SDI da UA; em Lisboa, existem em três bibliotecas – na do IST, na da FLUL e na da FCSH da UNL. Nos Açores, existe um na Biblioteca da UAC, em Ponta Delgada.
Assim, todos os American Spaces portugueses estão instalados em bibliotecas universitárias, tendo adotado o nome de American Corners.
De uma maneira geral, a existência deste acordo tem permitido apoiar, em vertentes várias, o ensino e a investigação desenrolados nas universidades portuguesas. A difusão da língua inglesa, a divulgação da cultura, história e literatura americanas, bem como da ciência e da tecnologia desenvolvidas nos EUA são os principais objetivos da ação diplomática do Departamento de Estado, através da sua Embaixada.
Nos protocolos assinados é definida a concessão de uma verba anual para apoiar a realização de atividades várias (conferências, congressos, exposições, etc), para manter apetrechados os espaços adstritos aos ACs e adquirir equipamento tecnológico para ser utilizado pelos estudantes, nomeadamente em projetos e trabalhos.
O acesso totalmente gratuito à eLibraryUSA e aos seus conteúdos é, também, garantido através desta parceria, o que representa uma notável vantagem.
A Embaixada dos EUA tem, ainda, por hábito trazer ao nosso país distintos vultos das letras, das artes, das ciências e das tecnologias, sobretudo ligados a temáticas de interesse alargado, em ciclos de conferências organizados em parceria com os ACs.
Cada AC tem um coordenador que se encarrega de periodicamente reportar à Embaixada a programação desenvolvida, sendo o elo de ligação entre esta e a sua própria universidade.
Na FLUP, onde está sediado o único American Corner do Norte do país, existem quatro espaços AC: na Biblioteca estão o American Corner 1 (uma sala virada a sul, no piso 0); o American Corner 2 (um espaço virado a poente, devidamente identificado na sala de leitura do piso 0) e o LAB4U (uma sala virada a norte, no piso 0). Na Torre A encontra-se, na sala A 102 do piso 0, o Humanities Lab.
O que é um American Space
Os American Spaces como acção de impacto global no contexto da Diplomacia Americana
História e desenvolvimento dos American Spaces
Esfera de acção e contributos dos American Spaces
O staff internacional ligado ao programa American Spaces
Actividades e eventos realizados no âmbito dos American Spaces
Programação geral dos American Spaces
O que cada American Space vai realizando
Embaixada e Consulado dos EUA em Lisboa
RECURSOS DIGITAIS
EQUIPAMENTOS