Manual de boas práticas

Breve Introdução: Compete à Unidade de Publicações, para a versão impressa, colaborar com os Diretores/Coordenadores/Organizadores das publicações e com os serviços da Faculdade/Reitoria, sugerindo as tipografias a serem contactadas e garantindo que são respeitados todos os critérios para publicação.

Capítulo I

A pandemia veio agilizar o tratamento de dados para a realização dos processos de edição. Desta forma o envio dos materiais, até então feito com a entrega de 3 CD (um para cada tipografia) passou a ser feito por WeTransfer e deverá cumprir os seguintes requisitos:

  • Ficha Técnica

Título

Subtítulo (caso exista)

Autor/Coordenador/Diretor/Organizador

Editor

Ano de Edição

Coleção (caso exista)

Periodicidade (no caso de revista)

Execução Gráfica

Tiragem

Depósito Legal

ISBN

ISSN e ISSN Digital (caso de periódico) com a indicação de que os artigos publicados estão sujeitos a peer review e indicação das bases de dados onde a Revista está registada

Referência, no caso de assim ser, de que Foi respeitado o texto enviado pelo autor que não segue o Novo Acordo Ortográfico

  • Sumário
  • Editorial / Nota de Abertura
  • Ficheiro por Artigo
  • Normas de Edição
  • Logotipo de quem financia a publicação e indicação de respetivos Centro(s) de Custo (CCO)
  • Ficha de Especificações devidamente preenchida pelo responsável pela publicação e disponível em:

https://sdi.letras.up.pt/default.aspx?pg=10especificacoes.ascx&m=10&s=107

  • Autorização superior (Direção da FLUP) para abertura do processo de edição
  • Justificação da importância da edição em causa (a incluir no PAD)

 

Capítulo II

  • Após receção de todos os elementos são remetidos, normalmente, por WeTransfer ao Serviços de Compras e Gestão Contratual da Reitoria para consulta orçamental a 3 Tipografias, indicadas pela Unidade de Publicações, ou, eventualmente, sugeridas pelo responsável pela publicação
  • Feita a consulta e atribuído o prazo para resposta, as Tipografias enviam os orçamentos que são devidamente analisados e é elaborada a Folha de Adjudicação para aprovação pela Direção (o critério de aprovação é o preço mais baixo)
  • Criado o PAD, pela Unidade de Publicações e a Nota de Encomenda pela Contabilidade esta é enviada à Gráfica para ser iniciado o processo de paginação e provas
  • No caso de ser uma monografia é solicitado o ISBN
  • As provas são enviadas por e-mail ao responsável pela publicação e é ele que emite a ordem para impressão, normalmente, após verificação das terceiras provas

 

Capítulo III

  • A receção dos exemplares acontece no balcão da Biblioteca e compete à Unidade de Publicações encarregar-se manutenção da plataforma Inventário, nomeadamente no que diz respeito à distribuição para encadernação, catalogação, envio aos autores, comercialização (Loja da UP, Livraria AEFLUP) atualização do Catálogo de Publicações online e gestão de stocks e divulgação

 

São estes os procedimentos para as publicações impressas nas diferentes Coleções da FLUP que são igualmente utilizadas para as edições e-book excluindo o Capítulo III.

 

SDI, Unidade de Publicações, setembro 2023

 

NOVAS AQUISIÇÕES

SDI © 2016 - Todos os direitos reservados - FLUP
Data da última actualização: 2024-11-21
DestaForma, Design e Multimédia